domingo, 23 de outubro de 2016

Davi, o ungido de Deus


O profeta Davi é conhecido pelos seus grandes feitos, sobretudo por ter enfrentado o gigante Golias apenas com cincos pedras e por ter-se tornado rei de Israel. Apesar de ser um homem de bom carácter, os seus atos não se deveram apenas ao seu coração mas sobretudo a unção que recebeu quando foi ungido rei de Israel pelo profeta Samuel.


No primeiro livro do profeta Samuel vemos que a partir do dia em que o profeta Samuel ungido a Davi, o Espírito Santo se apossou dele. Vemos isso no versículo seguinte: “Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio dos seus irmãos; e daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então Samuel se levantou e foi para Ramá.” 1Sm 16:15.


Foi o Espírito Santo quem capacitou a Davi a realizar os feitos que estão descrito na Bíblia, como matar feras, enfrentar Golias e ser um grande guerreiro. Quando Davi enfrentou a Golias, foi munido de apenas cinco pedras lisas do ribeiro e não levou as armaduras e espadas que Saul lhe oferecera.


Nos versículos seguintes vemos como Davi se muniu de pedras para enfrentar o temível Golias. “Tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.” 1Sm 17:40.


Para além disso, Davi não achava que ia enfrentar o Golias com as suas forças mas sim na capacitação e no nome do Senhor, o que mostra que estava revestido do Espírito Santo quando enfrentou o Golias. “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”1 Sm 17:45.


Davi também acrescenta que toda a multidão presente saberia que o Senhor salva, sem espada, e sem lança porque o Senhor é quem era o Senhor da guerra, e era Senhor quem o ia entregar os filisteus nas mãos do povo de Israel. “Saberá toda esta multidão que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, ele vos entregará nas nossas mãos.” 1Sm 17:47.


Com a capacitação do Espírito Santo Davi consegui derrotar ao gigante Golias apenas com uma pedra. Depois de o derrotar Davi tomou a providência de cortar a cabeça do Golias com a sua própria espada e assim todos do exército filisteu ficaram apavorados e fugiram dos israelitas. Desta forma Deus entregou os filisteu nas mãos dos israelitas.


 
Para além de o Espírito Santo lhe dar ousadia e coragem para enfrentar grandes perigos, também dirigiu a Davi a amar a Deus mais do que a sua vida, como Davi demonstrou ao poupar a vida do seu grande inimigo Saúl, que o perseguia ferozmente. A capacidade de renegar a vingança e colocar Deus em primeiro foi-lhe dada pelo Espírito Santo.

No primeiro livro Samuel vemos como Davi preferiu por duas vezes temer a Deus e não matar a Saúl do que acabar com a ameaça que Saúl representava para a sua vida. Numa dessas ocasiões Davi disse o seguinte: “O Senhor me guarde de que eu estenda a mão contra o seu ungido; agora porém, toma a lança que está a sua cabeceira e a bilha de água, e vamos-nos.” 1Sm 26:11. Davi colocava a Deus a cima de todas as coisas e por isso não quis levantar a mão contra o Saúl que era ungido de Deus.


Davi também mostrava ser um profeta de Deus nos seus salmos inspirados pelo Espírito Santos. Nestes salmos vemos muitas profecias sobre o nosso Senhor Jesus o redentor de Israel. (Sl 22:1). A presença do Espírito Santo na vida de Davi fazia dele um destemido guerreiro e um grande profeta. Por isso se quisermos, como Davi, enfrentar Golias e derruba-los devemos buscar ser cheios do Espírito Santo.

Sem comentários:

Enviar um comentário