domingo, 28 de abril de 2019

O escudo da fé

A vida do cristão ás vezes tem momentos mais difíceis, com lutas ou provas. Nestes momentos, para o cristão se manter firme e continuar a sua caminhada rumo a pátria celestial, ele precisa de usar as armas que Deus coloca ao seu dispor para combater as dificuldades. No Novo Testamento vemos explicadas as várias armas de defesa que o cristão pode usar nesses momentos.

Uma das armas de defesa que Deus coloca ao dispor do cristão é a fé. A fé funciona como um escudo, semelhante aos que os soldados romanos usavam, que lhes permitia proteger todo o corpo dos dardos inflamados e setas que os adversários lançavam contra eles. Como a vida cristã tem lutas, para o cristão se defender dos vários ataques precisa de utilizar o escudo da fé.

Vemos no versículo a seguir a referência de que a fé funciona como um escudo protetor na vida do cristão pelo apóstolo Paulo. “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.” Ef 6:16. O escudo era uma arma que tinha de ser colocada perto do corpo para a proteção do soldados. Da mesma forma a fé, tem se ser constantemente embaraçada para que possa proteger sempre o cristão dos ataques e lutas que por que passar.

Durante as lutas e as provas, para se defender, o cristão precisa de agarrar-se a fé em Jesus Cristo e nas suas promessas, para não deixar-se ferir pelas situações difíceis. Para além disso, Satanás pode tentar colocar, de diversas formas, más ideias na mente do cristão para que essas ideias possam desvia-lo do seu caminho para o céu, ou afasta-lo da comunhão com Deus. A fé em Jesus Cristo vai fazer o cristão afastar da sua mente essas ideias.

Por isso, a fé nas promessas de Deus têm um papel fundamental na vida do cristão ao longo dos momentos da dificuldade, porque é essa fé que vai anima-lo a prosseguir. Nos versículos a seguir vemos a definição da fé. “Ora, a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. Pois pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” Hb 11:1-2

Por esse motivo, O Espírito Santo afirma, que o justo viverá pela fé em Jesus Cristo e nas suas promessas. “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.” Hb 10: 38-39. Pelo mesmo motivo, o apóstolo Paulo dizia, que a vida que vivia, a vivia pela fé no Filho de Deus, Jesus Cristo. É a fé que vai motivar a cada dia o cristão a viver, e a fazer o que Deus lhe ordena.

O apóstolo Pedro refere sobre o assunto que, a fé permite-nos estar sob a proteção do poder do sangue de Cristo como vemos a seguir: “que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” 1Pe1: 5. Se, pela fé que temos no Senhor Jesus Cristo permanecermos na Palavra de Deus e continuarmos crendo nas promessas de Deus, tanto as que Deus tem para a nossa vida na terra, como na vida no céu; o sangue de Jesus Cristo nos protegerá do mal que Satanás intentar contra as nossas vidas.

Para que possamos prosseguir a cada dia a vida cristã, rumo ao céu, o nosso Mestre aconselha-nos a permanecer Nele, nos seus mandamentos. “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” Jo 15: 4-5.

O nosso Deus, aconselha aos cristãos a segurarem firmemente a fé Nele e nas sua promessas para que possam resistir aos dias difíceis e continuar a caminhada rumo ao céu. Para isso, os cristãos precisam de meditar constantemente na Palavra de Deus e permanecer nos ensinamentos do Senhor Jesus. Se os cristãos procederem assim, conseguirão usar a fé para se protegerem dos ataques do inimigo e para terem animo para continuar nos momentos difíceis.

Sem comentários:

Enviar um comentário