sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Os retos na Bíblia


A sociedade tem regido leis para que haja ordem nas comunidades e para que os direitos do homem não sejam violados. Um indivíduo cumpridor das leis na sociedade é um homem de boa conduta. A Bíblia mostra-nos o que é um homem reto para Deus e vemos que as características de um homem reto estão relacionados com a sua relação de dependência com Deus e com a observação da Palavra.

No salmos 119 vemos as características de um homem reto ao longos dos vários versículos. Neste salmos podemos ver que um homem reto não é apenas aquele que anda na lei mas como também a ama e por isso se apressa em fazer aquilo que Deus ordenada na sua Palavra. “Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado” Sl 119:127.

Sabemos que a maioria das pessoas sente dificuldade em fazer a vontade de Deus e por isso vai adiando a hora em que vai começar a fazer aquilo que Deus lhe ordenou na sua Palavra. Um homem que ama a Palavra de Deus mais do que tudo não se demora em fazer aquilo que é correto para Deus; ele se apressa em fazer a vontade de Deus como nos diz o versículo a seguir: “Apresso-me, não me detenho em aguardar os teus mandamentos.” Sl 119:60.

Um homem reto luta para fazer a vontade do Senhor e para sonhar os sonhos do Senhor porque o seu coração está ligado ao coração de Deus. Aquilo que aborrece a Deus é o que aborrece ao seu coração. Por isso, o homem reto aprova aqueles que temem a Deus e cerca-se da companhia deles. “Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.” Sl 119:63.

O Espírito Santo agrada-se de ambientes onde as cristãos são sinceros e desejam o bem uns aos outros. Deus é amor e deseja que os homens sigam o exemplo de amor do Senhor Jesus nos relacionamentos em geral e na relação com o Pai Celeste em particular. A falsidade é algo oposto ao amor de Deus porque tem aparência de amor mas encobre sentimentos maus como ódio, desprezo ou tem por detrás motivações interesseiras.

Deus abomina a falsidade. Por isso se quisermos ter uma relação intima com Deus e crescer na fé devemos despojar-nos de toda a falsidade e hipocrisia, e desta forma a Palavra enxertada em nós poderá crescer e dar frutos. “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda a sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação,” 1Pe 2:1-2.

Para além disso, um homem reto é aquele que se devia do pecado, inclusive do desejo que muitos acham lícitos, como o desejo da cobiça. A cobiça é um desejo que controla a mente e o coração do homem e que caracteriza-se por um desejo de ter apenas por ter. Aquilo que se deseja não tem nenhuma utilidade nobre e alegra o coração apenas pelo facto de se o possuir e não pelas vantagens que possam ter para o cristão e para as pessoas a sua volta.

Por isso, um homem reto foge também da cobiça e pede a Deus que incline o seu coração para os Seus mandamentos. “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não a cobiça. Desvia os meus olhos para que não vejam a vaidade, e vivificam-me no teu caminho.” Sl 119:36-37.

Vemos assim que um homem reto para Deus é aquele que ama a Palavra e que se desvia de todas as formas do mal. É também um homem que se alegra em fazer aquilo que Deus acha correto e ama aqueles que temem a Deus. Somos convidados a cada dia para deixarmos os padrões do mundo e nos aproximarmos do Senhor Jesus para que possamos ser retos em todos os nossos caminhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário