sexta-feira, 8 de março de 2024

Decisões que agradam a Deus e fortalecem o corpo de Cristo

 

A vida cristã é uma vida centrada no objetivo de viver para Deus e de Fazer aquilo que lhe é agradável. Para ter a direção de Deus para os seus caminhos o homem que quer viver uma vida cristã pode apoiar-se na Bíblia para saber o que fazer diariamente. Por vezes o dia a dia cristão é marcado com a necessidade de se decidir o que fazer perante diversas situações que surgem repentinamente.


Para tomar decisões com a certeza de que se está a tomar a atitude certa o Sábio no livro Provérbios aconselha-nos: “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!  Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal. “Pv 4: 26-27. A palavra ponderar pode ser traduzida por pensar bem no que vamos fazer; pensar bem para um cristão é pensar de acordo com as orientações na Bíblia.


A Bíblia dá-nos algumas advertências sobre o que não devemos fazer. Como por exemplo: não devemos mentir (Pv 12:22), ser indiferentes aos sofrimentos dos outros (1 Jo 3:17), sermos egoístas (Tg 3:16), rebeldes (1Sm 15:23), ou colocar alguma coisa acima de Deus (Ex 20:3-4).

Quando tomamos decisões devemos ter cuidado para não irmos por caminhos onde deveremos ter de usar da mentira, ou nos quais vamos desobedecer uma direção que Deus nos deu explicitamente. Quando ignoramos a Deus explicitamente estamos a ser rebeldes. A rebeldia é um pecado direto contra Deus, é fazer alguma coisa com a consciência de que estamos a desobedece-Lo. Tudo o que fazemos fora da direção de Deus é pecado.


A rebeldia tem várias consequências na vida do homem: faz com o homem perca comunhão com Deus, pois separa o homem de Deus; traz problemas sérios para a vida do homem porque as regras de Deus, são para nos proteger e dar-nos uma vida próspera. Quando o homem desobedece a Deus perde essa proteção porque se coloca em caminhos maus e expõe-se ao sofrimento. “A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos. Pv 2:19

Para além das más consequências o cristão também pode ver-se numa situação de pecado que o coloque no caminho inverso ao caminho da salvação, e consequentemente na direção da morte espiritual. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Rm 6:23


A Bíblia ensina-nos que os cristãos fazem parte de um corpo, e que as nossas vidas não estão isolas das vidas dos outros. Quando um cristão peca acaba por afetar a vida das outras pessoas a sua volta. Para além de afetar os outros cristãos podem afetar a fé dos seus irmãos pelo seu mau testemunho e desanima-los a perseguir os caminhos de Jesus.


Quando esquecemos de que as atitudes más que cometemos vão gerar consequências, podemos nos surpreender quando começarmos a observar coisas más a acontecerem a nossa volta e não termos a resposta que gostaríamos de Deus, quando clamarmos a Ele. Por isso a Bíblia alerta-nos no versículo seguinte: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá Gl 6:7.


Tomar decisões é uma grande responsabilidade pois Deus ensina-nos a ama-Lo acima de todas as coisas e amar aos outros como a nós próximos. Por isso temos de tomar atitudes que honrem a Deus, com a nossa obediência, que nos façam bem e tragam bons frutos, mas também contribuam para a fé e encorajamento dos irmãos a nossa volta.  Deus é bondoso e misericordioso, mas vamos sempre ter resultados das nossas decisões, quer escolhamos obedece-Lo ou desobedecê-Lo.